VIAGEM DESCONHECIDA 
Criar uma Loja Virtual Grátis

Rating: 2.2/5 (82 votos)




ONLINE
1




Partilhe esta Página









Crise na Irlanda Economia
Crise na Irlanda Economia

Economia: Budget, como seremos afetados

 

No final do ano o governo apresentou o Budget (orçamento) para os próximos quatro anos e a população se prepara para apertar os cintos! Cortes, aumentos, introdução de novas taxas e uma realidade que deve durar por anos!

E como já não somos mais visitas e sim de casa, também entraremos na dança da tal AUSTERIDADE. Como? Abaixo um resumo de como seremos afetados pelo agravamento da crise irlandesa. A economia que o governo irlandês pretende fazer em quatro anos não é coisa pouca, 15 bilhões de euros, sendo que só em 2011 espera-se um corte na casa de 6 bilhões. É tanto zero, que é melhor você pensar simplesmente que é dinheiro pra burro. Umas medidas nos afetarão mais, outras menos.

Demissões no setor Público

Quem já faz parte do sistema com certeza entrará 2011 temendo demissão, já que poderão ser cortados pelo menos 24mil. Para os novatos que conseguirem uma cadeira no funcionalismo público o fará com um salário 10% menor. Ai você pensa, isso não pega nada para o imigrante (afinal, funcionário publico geralmente é irlandês). Você que pensa. Indiretamente, se essa galera perde o emprego, os estudantes que se viram fazendo clenear, babesitter e outros subempregos diretos, também podem perder ou ter horas de trabalho reduzidas.

Novas taxas e impostos

Uma das razões para o irlandês ler bastante se da em parte, pelo preço dos livros, mas agora essa realidade pode mudar. No Budget, a cobrança de impostos sobre livros, que antes não existia, passará a existir. Outra novidade é a cobrança da água. Antes de todo esse problema, apenas algumas empresas eram obrigadas a pagar pela água consumida. A partir de 2013 todo e qualquer imóvel passará a pagar por ela.  Em vários outros setores também haverá aumento de impostos no decorrer dos próximos anos.

2,8 bilhões em economia com o sistema de seguro desemprego e benefícios

O governo quer fazer com que os irlandeses acomodados com os 200 euros semanais do seguro desemprego, voltem ao mercado de trabalho. Seja part-time ou full-time. Afinal, são mais de 450 mil recebendo dindim do governo por prazo indeterminado. A redução será de 4% e além do seguro desemprego, afetará também benefícios para crianças e pais solteiros. Indiretamente essa medida pode nos afetar, uma vez que com a queda no valor do seguro desemprego o irlandês pode voltar a se interessar pelos sub empregos, ai concorremos diretamente! Mas ainda é cedo para afirmar!

Redução do Salário Mínimo de 8,65 para 7,65 euros

Uhhhh…essa foi sacanagem, principalmente considerando os imigrantes. O povo que já contrata imigrante pensando em pagar menos, imagina agora que eles terão como desculpa a redução do salário mínimo? Embora ainda não tenha sido confirmado quando a redução começará a valer, espera-se que isso ocorra ainda em 2011. Vale lembrar que o novo salário mínimo só deverá ser aplicado para novas contratações. Outro ponto importante é que ao contrário do que foi proposto anteriormente, quem receber o salário de 7,65 ficará isento do imposto sobre renda.

Aumento de impostos no setor imobiliário

Acredito que ninguém esteja pensando em vir para a Irlanda para adquirir uma casa própria, mesmo porque, os valores são impraticáveis para a realidade brasileira. Mas, no entanto, esse aumento poderá ser repassado no valor dos alugueis, e ai, nem preciso dizer que acabaremos sendo afetados de alguma forma.

 Aumento das taxas universitárias

Lembra todo aquele barulho feito pelos estudantes no centro de Dublin? Não adiantou de nada. Para o governo os futuros universitários também serão obrigados a pagar a conta dos erros cometidos e não adianta chorar o leite derramado. A taxa que antes era de 1500 euros, passará a 2mil euros. Então, você ai que já está se preparando para o ensino superior, terá que fazer um caixa extra para pagar a taxa administrativa! E tem mais, a partir de 1° de Abril de 2011, estudantes de línguas também terão que comprovar 3mil euros na conta bancária, ao contrário dos mil exigidos atualmente.

Aumento de combustível

Para quem possui carro passará a pagar mais caro a partir de já, o aumento será de 4cents por litro de gasolina e 2cents por litro de diesel e passa a valer imediatamente.

Redução na taxa de passagens aéreas

Galera que esta chegando com aquela vontade de descobrir o Velho Mundo, a boa notícia é que no meio de tanto número negativo, a taxa que pagamos nas compras de passagem aérea será reduzida de 10 para 3 euros (considerando voos com distancia superior a 300km). Com a redução o governo espera aquecer o adormecido turismo irlandês.

Claro que o plano de austeridade de quatro anos elucida muito mais pontos, apenas citei os mais importantes e que nos afetarão direta ou indiretamente. Segundo o editor de finanças Charlie Weston, em média, a família irlandesa será prejudicada em 4,600 mil euros por ano, considerando todas as mudanças anunciadas.

 

POR: CLÁUDIO BARCELOS.